Novidades

sábado, 21 de setembro de 2013

Resenha: Inverno do Mundo - Ken Follett




Título: Inverno do Mundo

Autor: Ken Follett

Editora: Arqueiro

Páginas: 880

Nota do Pacman: 

Sinopse: As cinco famílias - americana, alemã, russa, inglesa e galesa - que tiveram seus destinos entrelaçados no alvorecer do século XX embarcam agora no turbilhão social, político e econômico que começa com a ascensão do Terceiro Reich. A nova geração terá de enfrentar o drama da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra Mundial, culminando com a explosão das bombas atômicas. A vida de Carla von Ulrich, filha de pai alemão e mãe inglesa, sofre uma reviravolta com a subida dos nazistas ao poder, o que a leva a cometer um ato de extrema coragem. Woody e Chuck Dewar, dois irmãos americanos, cada qual com seu segredo, seguem caminhos distintos que levam a eventos decisivos - um em Washington, o outro nas selvas sangrentas do Pacífico. Em meio ao horror da Guerra Civil Espanhola, o universitário inglês Lloyd Williams descobre que tanto o comunismo quanto o fascismo têm de ser combatidos com o mesmo fervor. A jovem e ambiciosa americana Daisy Peshkov só se preocupa com status e popularidade até a guerra transformar sua vida mais de uma vez. Enquanto isso, na URSS, seu primo Volodya consegue um cargo na inteligência do Exército Vermelho que irá afetar não apenas o conflito em curso, como também o que está por vir.

Comentários: Hoje trago para vocês o segundo livro da trilogia O Século, quem quiser poderá acompanhar a resenha do primeiro livro Queda de Gigantes AQUI.

Mais uma vez o autor Ken Follett deu um show e manteve a qualidade do primeiro livro, considero os livros dele uma aula de história, mas não uma aula chata e sim uma aula divertida onde ele mistura romance com eventos históricos, deixando assim a leitura agradável e ao mesmo tempo fascinante.

Este segundo livro da trilogia trata da Segunda Guerra Mundial, abordando temas como o nazismo, espiões, violência, alianças entre países e bombas nucleares. Vemos momentos importantes da história sendo relatados no livro, como o ataque a Pearl Habor, o crescimento dos Estados Unidos e a explosão nuclear em Hiroshima e Nagasaki. Conseguimos observar a importância que as bombas nucleares tiveram e continuam tendo na relação entre os países.

O nazismo por sinal é muito bem retratado na história, mostrando desde a ascensão de Hitler, a forma de agir de seus seguidores, a brutalidade com os judeus e pessoas com deficiências físicas e mentais, até a sua derrota e morte. É muito difícil ler como pessoas eram tratadas como objetos e descartadas facilmente por não serem consideradas aptas ou simplesmente por terem ideais diferentes.

Todo este enredo histórico é misturado com a vida das famílias retratadas no primeiro livro, destacando mais agora as vidas, romances, desilusões e lutas de seus filhos. O autor consegue destacar como era a angustia e tristeza de pais que lutaram na Primeira Guerra Mundial e sabem como foi difícil e sofrido, verem agora seus filhos trilhando o mesmo caminho e sabendo todas as dores e medos que iriam passar, sem saber se voltariam algum dia a vê-los. O livro mostra muito bem também como é difícil jovens homens deixarem para trás sua vida, amores, filhos e etc. para terem que enfrentar uma guerra que muitas vezes nem são a favor.

Quote: “Vestiu o sobretudo e pôs o chapéu. Então voltou à cozinha. Deu um beijo na mãe e um abraço no pai.
- Para que isso tudo? – perguntou Grigori – Você está apenas indo trabalhar.
- É só para o caso de nunca mais nos vermos – respondeu Volodya, e saiu.”

Com a saída destes homens de casa, Ken Follett retrata ainda como ficava a vida das mulheres que tinham que assumir muitas responsabilidades sozinhas e além de tudo enfrentarem a agressividade dos homens de outros países que invadiam o seu mundo, homens estes que muitas vezes elas ajudavam como espiãs por pensarem que seriam a sua salvação (espionagem esta muito bem relatada pelo autor, mostrando como estes espiões ajudaram a derrotar a Alemanha de Hitler). Retornando às mulheres, esta foi a parte mais difícil do livro para mim, pois muitas vezes foi mostrado os abusos sexuais sofridos por elas e isto acabava me causando uma revolta enorme (tem horas que é difícil pensar como um ser humano pode ser tão cruel e repugnante).

Terminei a leitura deste livro com a sensação de quero mais e satisfeito por sair dele com a impressão de que sabia muito mais dos detalhes ocorridos em tempos passados, detalhes estes que anteriormente não tinha a mínima noção de como tinham ocorrido. Foi uma grande e linda aula. Saio de mais um livro fã de Ken Follett e com a certeza de que este será um dos meus autores favoritos.

O terceiro e último livro da trilogia tem lançamento previsto para 2014 e será sobre a próxima geração durante a Guerra Fria. Já aguardo ansioso.


Ken Follett - irrompeu no cenário da literatura aos 27 anos com O buraco da agulha, thriller premiado que chegou ao topo das listas de mais vendidos em vários países. Depois de outros sucessos do gênero, surpreendeu a todos com Os pilares da terra, um romance sobre a construção de uma catedral na Idade Média que até hoje, mais de 20 anos após seu lançamento, continua encantando o público mundo afora. Seu novo épico, a trilogia “O Século”, começou com o sucesso Queda de gigantes. O autor vive na Inglaterra com a mulher, Barbara.


52 comentários:

  1. Gostei da resenha Fernando. Tenho muita curiosidade de ler essa trilogia e curti o que vi aqui. Tenho certeza de que irei gostar. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Sempre fui muito curiosa quanto aos livros desse autor, mas confesso que o tamanho me intimida. hehe
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Indiquei uma tag pra você lá no meu blog...

    XOXO
    http://umnovo-roteiro.blogspot.com.br/2013/09/selo-versatile-blogguer-award_20.html

    ResponderExcluir
  4. Resenha maravilhosa! Fiquei com vontade de ler o primeiro livro também. Mas por serem bem extensos, preciso colocar um pouco mais da minha já antiga lista em dia primeiro. :/

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Fernando! Estou retribuindo sua visita e adorando ter conhecido esse blog!
    Tenho esse livro aqui em casa, mas em hungaro. hahaha Ainda não tive coragem de começar essa trilogia, porém meu marido está amando, então está na fila para ser lido.
    Sua resenha fez-me ainda mais vontade!
    Gostei do estilo das resenhas e dos livros escolhidos. Não morando no Brasil, acabo ficando por fora de algumas novidades literárias e tenho certeza que será uma ótima seguir o seu blog. :)
    Obrigada por apresentar-me.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Goto muito de livros que envolvem a Segunda Guerra Mundial. A temática me agrada bastante, pois tenho muita curiosidade em saber algumas coisas daquela época.
    Pretendo ler a trilogia, parece ser muitíssimo bom!

    Beijos
    http://umajovemleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Fernando eu ja tinha visto esse livro em algumas livrarias, mas nunca me aprofundei mais em conhecê-lo, sua resenha é a primeira que leio! acho que em um futuro eu o leria, mas agora estou com um monte na fila pra ler!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Li o "Buraco da Agulha", mas nada mais deste autor. A sua resenha é excelente e suscitou-me muita curiosidade , já que a temática é muito interessante.
    Obrigada, Fernando!
    xx

    ResponderExcluir
  9. OI ainda nao li esse livro, mas deve ser muito bom!!!!

    Bjs, me segue por favor se ja segue ignore!E comenta por favor nesta resenha ajudaria muito.
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/09/a-linhagem.html

    ResponderExcluir
  10. Hey!

    Ai eu simplesmente tô adorando Queda de gigantes. Tô demorando pra ler porque como ele é pesado não dá pra carregar na bolsa, então leio outros durante o dia e esse só quando tô em casa. Mas assim que terminar eu volto pra ler a resenha, não quis pegar spoiler!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Sou louca pra ler esses livros, mas... Cadê tempo e dinheiro?
    Adore a resenha, me deixou um mais vontade de ler ainda, :(

    Amor em Ler
    Promoção ativa no blog

    ResponderExcluir
  12. Olá, também estou super ansiosa pelo terceiro livro. É fascinante como Ken Follett consegue escrever livros GIGANTES que tratam de temas "chatos" (afinal, como você mesmo disse, são aulas de história) e mesmo assim envolver o leitor completamente e você nem percebe. A parte mais cansativa é ter que segurar o livro, pois não há posição que seja confortável... kkkk.

    Então, sinto que aprendi muito mais nesse livro do que aprendi na escola e principalmente porque ele não passa pelas políticas de memórias dos livros didáticos, o Ken Follett com muita pesquisa consegue trazer a verdade como ela é e foi.

    Concordo com você que fiquei abismada com algumas cenas e o mais doloroso era saber que nada daquilo é inventado, existiram e existem pessoas capazes daquilo. A guerra instiga os instintos mais primitivos dos seres humanos e seus piores lados.

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Quanto tempo,me desculpe...mas enfim,eu adoro história e principalmente está parte dela,cheguei a tirar total em todos bimestres no ano que trabalhamos com esta parte da história.Nazismo? eu sei que era rude,mas era bom porque o jeito da professora explicar era ótimo(sinto falta dela rsrs) eu realmente gostei do livro e agora tenho mais um em minha lista.
    Ano que vem sai o próximo? haha o problema é este,mata a gente kkk
    Abraço.

    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Fernando!
    Esse não é meu estilo habitual de leitura, mas a resenha está fantástica, já ouvi ótimas coisas à respeito do autor e você veio a confirmar que o escritor escreve de forma envolvente e bem fundamentada.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha e por mais que esse não seja o meu estilo favorito de livro, me parece ser bom!
    Beijos,
    http://likegabs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. História é uma das minhas paixões, livros são outra. Então já pode imaginar que estórias envolvendo a história me envolvem bastante.
    E pelo jeito vc também gostou! ^^
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  17. Oi Fernando!
    Sou louca para ler os livros do Ken Follet, pois adoro livros que também ensinam história. Esse parece ser ótimo!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi,
    Primeiro parabéns pela resenha!! :D
    Ainda não li o primeiro livro da série e confesso que ainda não sei quando vou ler pq estou cansada de séries incompletas! rs
    Bjs!!

    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito da resenha! Ainda não conhecia esse livro e me parece ser bem interessante! :3
    Obrigada pela visita lá no blog, adorei tudo por aqui e também estou te seguindo!
    beijos, bom domingo!
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Minha filha gosta muito
    de ler , eu já não tenho muito tempo,
    vou indicar seu blog a ela.]

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Com certeza é um ótimo livro!
    Adorei seu blog,muito obrigada pela visita no meu.Beijos e sucesso.
    sckittyworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Fernando, tudo bem!

    Eu leio pouco o tema sobre guerras,acredito que vivi uma em outra vida e sempre fico muito angustiada. Mas não me recuso a ler, creio que é mesmo oportunidade. Mas realmente são temas muito profundos e emocionantes, que me toca muito. Creio que haja uma oportunidade, um dia.
    Abraços!
    www.tesouroliterario.com

    ResponderExcluir
  23. Parece ser bem legal
    seguindo de volta
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Adorei seu blog,estou seguindo.Segue o meu de volta?http://espacoteencomanaliasantos.blogspot.com.br/

    beijos,e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pelo blog! Sou alucinada por literatura, todo tipo! rs
    E gostei dos postes...
    Abraços
    http://fernandespenaflavia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá, Fernando!

    Não conhecia este livro e achei super interessante!!
    Parabéns pela resenha!!

    Beijos,

    www.noivadoedgar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Sou completamente apaixonada por História. Gostei da resenha, pois mistura temas bastante discutidos nessa disciplina com o romance, a histórias das famílias. Adorei a resenha!
    Jéssica
    donaurbana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Amei a resenha, estou com uma vontade de ler este livro rsrs
    Beijoos | http://do-seu-jeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Pois então, não gosto muito desse tipo de livro, prefiro coisas mais descontraídas, então esse livro realmente não é minha praia. Porém é sempre bom se arriscar em livros e gêneros novos, mas temo dizer que essa série eu realmente não leria.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Esse livro é perfeito para meu irmão haha.
    Obrigada pela visita
    Seguindo!
    Beijoss

    http://lilinail.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi vim conhecer o blog e amei a ideia das resenhas de livros. Já estou seguindo, beijos.

    http://cidocemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi flor, amei o seu cantinho. Super colorido e cheio de novidades. Amo ler. Visitarei aqui sempre. Beijos.

    http://unhasdeanjos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Oi Fernando!
    Obrigado pela visita. Não conhecia este livro, somente o Queda de Gigantes. O tema é algo que me interessa, pois como vc disse, é sempre bom conhecer alguns detalhes sobre o que aconteceu no período abordado..Já li livros semelhantes. Já sobre a "continuação" acho que nunca li nada sobre o tema.

    :) Abraços!
    Ensaios de uma Leitura

    ResponderExcluir
  34. Oii Linda, acabei de conhecer o seu blog e estou amando, estou seguindo aqui ok ?
    Segue o meu também ? se não for incomodar curta a fanpage do meu blog :)
    https://www.facebook.com/pages/Blog-Da-Reeh/493050124090946?fref=ts
    Mil beijooos e fiquem com deus
    www.rebecacarolinee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Adoro histórias com pitada de romance, como vc disse, fica uma leitura agradável... Sou apaixonada por história hoje em dia, enquanto odiava a mesma em toda a minha adolescência, acho que não tinha maturidade suficiente para entender!!!rsrsrs Sempre fico pensando, o quanto mudei em relação a História, hoje sou super curiosa, adoro ler e entender o que se passou anos atrás, tenho certeza de que esse livro irei amar quando tiver a oportunidade de ler....
    Beijoks e obrigada pela sua visita!
    http://millamirandah.com/
    Fanpage: Milla Mirandah

    ResponderExcluir
  36. Olá, eu amo ler, e quando estava lendo a sinopse lá tava escrito "alvorecer" e me lembrei do livro "A Culpa é das Estrelas" pelo fato do Gus amar o livro "O preço do alvorecer" (acho que não existe), sei que não tem nada a ver com o post, mas eu quis falar, hehe! Agora falando do post, eu amo histórias assim, a sinopse é incrível, já tinha ouvido falar muito bem do livro! Beiijos

    muundodamosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Gostei da resenha! estou com vontade de ler. *-*

    Beijos, Deborah.
    blog-meninasdepreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Não conhecia essa trilogia, parece ótimo! Seguindo o blog porque preciso ler mais e aqui tem ótimas dicas.
    Boa segunda-feira!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Adoro livros que se passem e abordem tais acontecimentos históricos! Vou dar uma chance a esse livro, com toda certeza!

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  40. Sempre li muitas resenhas positivas sobre esse livro. Mas, ainda não o li.
    Sua resenha ficou muito boa!

    Seguindo seu blog tbm!

    Beijos
    http://plantaoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. já li esse livro e eu gostei muito *-*
    blog: http://delirantemundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Olá muito obrigada pela visita no blog viu, seguindo aqui e curti a page :)
    Adorei a resenha!
    Fanpage:https://www.facebook.com/pages/Nathalia-Oliveira/423605667681407
    Blog:http://nathalianatth.blogspot.com.br

    Beijão fica com Deus!

    ResponderExcluir
  43. Parece ser muito Bom =))
    Já estou seguindo linda
    Bjs
    http://bestfriendstoforever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Adorei a resenha, o livro parece ser bem interessante. To curiosa pelo primeiro também!
    Seguindo de volta!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. adorei resenha, ja tinha ouvido falar nesses livros mas nao conhecia a historia.

    obrigada pela visitinha, seguindo de volta.

    bjs
    http://blogvidinhaminha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Olá!
    Adorei sua resenha, o livro parece interessante mas não tneho muita curiosidade em lê-lo, não me chama tanta atenção. rs

    Beijão, Meire
    http://manialiteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  47. Tenho esse livro há tempos, já li outro livro do autor, mas ainda não tive tempo para ler esse.
    Em breve o tirarei da estante e começarei a leitura.

    Beijos,
    Letícia - Literature Diary

    ResponderExcluir
  48. parece ser bom!
    Bjs bjs ;*
    wwww.pitadasdeestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  49. Oi Fernando!

    Realmente, esse livro é muito bom. Estou aguardando ansiosamente o terceiro. Já sou fã de Ken Follett, e adorei como ele retratou todos os lados da Segunda Guerra, com os contrários ao regime nazista, e com os favoráveis, como o irmão de Carla, e deixando claro porque ele era nazista. Gostei de como ele retratou a rede de espiões que operava na Alemanha nazista.

    Beijos!

    Fernanda

    ResponderExcluir
  50. Acabei de ler a resenha do livro um para poder entender essa resenha do livro dois. Parece tão bom quanto o primeiro, se não for melhor. Vou ter que ler!!!
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  51. Ken Follet é muito bom. Estou lendo este terceiro volume da trilogia, agora.
    Parabéns pela resenha.
    http://soniareginarocharodrigues.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...