Novidades

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Opinião - Livro Físico X Livro Digital


Adquiri recentemente um leitor digital “Kobo Glo”, pois já tinha ouvido falar muito bem dele, e achei que com tudo o que me falaram valia a pena o investimento,  apostei nesta nova forma de leitura e comprei o aparelho.

Como conheço muita gente que ainda tem dúvidas se vale a pena comprá-lo ou não, resolvi criar este post falando das vantagens e das desvantagens que verifiquei até agora nesta nova tecnologia que vêm conquistando muitos leitores.

Começarei pelas desvantagens: 
1 - Livraria - gosto muito de frequentar as livrarias e com o leitor digital acabo comprando muitos livros pela internet e consequentemente vou menos a livraria. 
2 - Ter o livro físico – ainda sinto falta de ter o livro para pegá-lo, colocar na prateleira e etc. 
3 - Cheiro – por mais banal que seja, sinto falta da sensação e do cheiro que sentimos quando compramos um livro. 
4 - Não podemos emprestar para os amigos e familiares depois de lermos. 
5 - Não dá para conseguir autógrafos e dedicatórias em livros digitais.

Agora as vantagens: 
1 - Mobilidade – por ser bem pequeno e fino, o leitor digital é fácil de ser transportado e com isto consigo levá-lo tranquilamente para qualquer lugar. 
2 - Luz – o meu leitor possui luz interna, então posso ler mesmo quando tem alguém dormindo no quarto e a luz está apagada. 
3 - Peso – como o leitor é menor e mais leve que o livro ele é mais fácil de segurar, sendo assim é mais confortável evitando que o braço doa. 
4 - Compra – se tem o lado ruim de ir menos as livraria, tem a vantagem de conseguir comprar os livros sem sair de casa e já recebê-lo minutos depois, principalmente quando estamos sem tempo. Além do mais, muitos livros consigo ler o primeiro capítulo para saber se gosto antes de comprá-lo. 
5 - Ecologia – por não gastar papel o leitor digital acaba sendo ecologicamente correto. 
6 - Preço – os livros digitais são mais baratos que os livros em papel. 

Resumindo, considerei que fiz uma excelente aquisição. Acho que podemos conviver muito bem com os dois, pois continuarei comprando livros em papel e adquirindo outros pelo leitor digital. Vai depender da minha necessidade na hora e da qualidade do livro desejado. E você, já experimentou um livro digital? Qual é a sua opinião sobre o assunto?

14 comentários:

  1. Adorei os prós e contras, mas acho que não conseguiria mudar assim. :/
    Não me vejo sem livro físico. haha
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Realmente, não ter cherinho de livro é (desculpa a palavra) foda.
    Dá uma passadinha?
    http://pinkbehavior.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito de ler em ebook, mas não sei se compraria um kindle ou kobo. Gosto muito de livros físicos e sei lá, não comprarei ainda. uashuashuash
    Talvez um dia...
    Abraços!

    Livrinhos & Eu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escolhe o Kobo Glo porque quando comprei o kindle não tinha modelo pra vender com luz interna. Não sei se já chegou modelos de kindle agora com esta luz.

      Excluir
  4. Eu sinceramente não gosto de livro digital, acho que a leitura fica mais cansativa(pelo menos pra mim). Mas de qualquer forma nada se compara ao cheiro das folhas de um livro físico, né?! rsrs

    Adorei o post, é sempre bom poder ver as opiniões das pessoas sobre esse assunto e você expôs tudo com clareza.

    Beijos! ♥
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da dica Fernando, e do fato de você enumerar tantos os pontos positivos quanto os negativos. Apesar de toda a tecnologia e acessibilidade, ainda prefiro os livros físicos. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Esses leitores parecem bem legais e práticos mesmo, mas não consigo abrir mão de ter os livros e poder pegar e olhar pra eles. E cheiro de livro novo é inigualável xD

    http://fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente os livros físicos fazem falta, mas estou conseguindo ver boas qualidades nos digitais tb.

      Excluir
  7. Eu tenho um Glo Pink,é meu xodó!
    Claro que não se compara ao livro físico (aaah o cheiro do livro novo), mas é muito prático. Para mim, por exemplo, nele cabem os meus livros + os livros da faculdade E por ele ter luz posso estudar dentro da van no caminho para a aula.

    http://confraria-cultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo Alessandra. Não me arrependo nem um pouco da aquisição.

      Abraços

      Excluir
  8. Aahahaha!!! Não vejo como desvantagem não poder emprestar para amigos e familiares!!! EU NÃO EMPRESTO NEM SOB A MIRA DE UMA SNIPER KKKKKKKKKKKKKK!!! Não, não empresto e morro de ciúmes dos meu fofolis!!!

    E também amoooo livrarias!!! E o que seria da minha estante sem livros? Eu leio sim pelo meu Kindle, mas, acabo comprando o físico!!! Minha mãe diz que tenho problemas kkkkkkkkkkkkkkkk

    Adorei o post!!!

    www.loucaporlivros2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKK Adorei seus comentários. Eu também sou bem ciumento com minhas coisas e é muito bom ver uma prateleira cheia rs.

      Excluir
  9. Eu já li, mas só no celular e no computador. Meu celular não foi feito para ler livros digitais, e fica horrivel. No computador eu tenho dor de cabeça, e também não posso ficar muito tempo em frente a tela. Acredito que para quem tem um leitor de e-book, é uma grande vantagem, ocupa menos espaço e gasta menos dinheiro para mais livros ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, e evita a dor de cabeça que o computador me causava.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...