Novidades

sábado, 3 de agosto de 2013

Resenha: Ensaio sobre a Cegueira - José Saramago

Título: Ensaio sobre a Cegueira

Autor: José Saramago

Editora: Companhia das Letras

Páginas: 310

Nota da Anna: 4/5

Sinopse: Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma "treva branca" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas. O "Ensaio sobre a cegueira" é a fantasia de um autor que nos faz lembrar "a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam". José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti. Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: "uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos".

Comentário: Fiquei pensando com qual livro poderia começar para postar aqui no blog e acabei escolhendo Ensaio sobre a cegueira. Assisti ao filme com o mesmo nome e achei a história muito interessante, não costumo ler o livro depois de ter assistido ao filme, pois acaba ficando sem graça, embora adore assistir ao filme após ter lido o livro para ver se a história é parecida com a que imaginei (normalmente me decepciono com o filme, a minha imaginação costuma ser bem melhor rs).

Enfim, acabei ganhando o livro da minha cunhada e não poderia deixá-lo de ler, confesso que a linguagem não é muito fácil (Saramago possui um jeito próprio para estruturar seus textos e a linguagem também é difícil), mas a história é tão interessante e gostaria de saber se ia gostar tanto quanto  do filme.

Costumo ler livros de todos os tipos, dependendo da época fico mais propensa a histórias tristes e realmente esta é, na verdade a história é deplorável. Embora seja uma ficção, a semelhança com a humanidade é muito grande e por isso é tão triste, saber o quanto as pessoas podem ser más é realmente muito ruim. É um bom livro para refletir sobre nossas ações e pensar o quanto uma situação pode nos fazer rever todos os nossos valores, a narrativa é extremamente interessante e mesmo sem conseguir ler muitas horas seguidas, precisava muito continuar lendo para ver o desenrolar da história.

Conclusão, gostei mais do que do filme, pois a riqueza da descrição nunca é tão bom no filme quanto no livro.

9 comentários:

  1. Olá, não conhecia este livro e nem sabia que tinha filme.
    Mas pela maneira que deescreveu, parece ser bom.
    Vim agradecer a visita em meu blog e estou retribuindo..

    Gostei do seu blog também..

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já assisti o filme e gosto muito dele, sempre tive curiosidade para ler o livro, mas sei lá... Além de nunca achá-lo, o nome do autor me dá a sensação de livro de auto-ajuda (sou maluca, eu sei).
    Enfim, qualquer dia desses dou uma chance pro livro.
    Beijos!

    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita, meninas. Realmente deveriam fazer um esforço, o livro é muito bom.
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Nunca li o livro! Mas o filme é espetacular!!! Sempre vejo ele nas prateleiras e fico com aquele receio : " Será que levou ou não levo? " ai acabo pegando outro!!!

    www.loucaporlivros2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu também vi o filme antes de ler o livro, e achei a adaptação até fiel, mas claro que o livro é bem melhor. Foi com esse livro que me apaixonei por Saramago, a história que ele criou foi original, triste, esperançosa - em suma, perfeita. É um dos meus livros preferidos. Gostei muito da sua resenha, estou seguindo o blog. Beijo!

    escritorade1viagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda ñ li outro livro dele, tem algum para recomendar?
      Bjus e obrigada pela visita

      Excluir
  6. Assisti o filme faz um tempo e ele me deu uma porrada tão forte a respeito de nós, "seres humanos", que ainda não consegui ir atrás para ler o livro, porque sei que vai ser bem pior com todas as descrições detalhadas e a visão escrita de todos aqueles horrores do filme! rs

    ResponderExcluir
  7. Sempre tive uma certa curiosidade de ler esse livro, seu título sempre me causou uma "estranheza", mas, confesso que tinha um pouco de preconceito por conta da escrita do autor. Ainda não li o livro, mas a resenha me deu uma super iluminação sobre o contexto do livr. Obrigado autores(as) do blog :D

    ResponderExcluir
  8. Amei o filme também ! E o Saramago dispensa apresentações! Beijos!
    http://viagensinterliterariasalua.blogspot.com.br/
    http://literaturaesquizofrenica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...