Novidades

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Resenha: Queda de Gigantes - Ken Follett

Título: Queda de Gigantes

Autor: Ken Follett

Editora: Arqueiro

Páginas: 912

Nota do Pacman: 5/5

Sinopse: Cinco famílias, cinco países e cinco destinos marcados por um período dramático da história. O despertar do século XX, quando ventos de mudança ameaçam o frágil equilíbrio de forças existente – as potências da Europa estão prestes a entrar em guerra, os trabalhadores não aguentam mais ser explorados pela aristocracia e as mulheres clamam por seus direitos. As vidas de personagens fictícios e reais, como o rei Jorge V, o Kaiser Guilherme, o presidente Woodrow Wilson, o parlamentar Winston Churchill e os revolucionários Lênin e Trótski. A saga de famílias de diferentes origens, uma inglesa, uma galesa, uma russa, uma americana e uma alemã. Na Grã-Bretanha, o destino dos Williams, uma família de mineradores de Gales do Sul, acaba irremediavelmente ligado por amor e ódio ao dos aristocráticos Fitzherberts, proprietários da mina de carvão onde Billy Williams vai trabalhar aos 13 anos e donos da bela mansão em que sua irmã, Ethel, é governanta. Na Rússia, dois irmãos órfãos, Grigori e Lev Peshkov, seguem rumos opostos em busca de um futuro melhor. Um deles vai atrás do sonho americano e o outro se junta à revolução bolchevique. A guerra interfere na vida de todos. O alemão Walter von Ulrich tem que se separar de seu amor, lady Maud, e ainda lutar contra o irmão dela, o conde Fitz. Nem mesmo o americano Gus Dewar, o assessor do presidente Wilson que sempre trabalhou pela paz, escapa dos horrores da frente de batalha. A ação se desloca entre Londres, São Petersburgo, Washington, Paris e Berlim, retrato de um mundo em rápida transformação, que nunca mais será o mesmo. O século XX está apenas começando.

Comentários:  Quando me apresentei aqui no blog informei que estava reaprendendo a ler, pois estava muito tempo sem ler um livro sequer e iria me esforçar ao máximo para ter uma rotina diária de leitura. Bom, ao ver este livro eu me interessei demais pela história e quando decidi comprá-lo sabia que este seria o meu maior desafio, pois ao olhá-lo inicialmente, me assustei com a grossura (pois o livro é bem grande na quantidade de páginas) e me assustei ainda mais ao descobrir que se tratava de uma trilogia. Não sabia nem se iria conseguir ler um livro deste tamanho quanto mais três deles rs.


Mas, como estava disposto a mudar minha vida neste mundo literário, respirei fundo e abri as primeiras páginas numa noite um pouco antes de dormir, pois pensei que se o livro me desse muito sono não valeria a pena continuar lendo uma obra desta grandiosidade. Pra minha surpresa eu cheguei a ler mais de 100 páginas nesta primeira noite, e só parei de ler na hora que percebi que a madrugada já estava longa e eu tinha que dormir para acordar cedo no dia seguinte (nesta hora o sono ainda não tinha chegado e tive que me esforçar pra largar o livro).

Queda de Gigantes é um livro que trás todos os requisitos bons para o que considero uma excelente história, falando ao mesmo tempo sobre guerras, romances, amor à pátria e etc.

Como o livro conta a história de cinco famílias, de cinco países diferentes, no começo eu me perdia um pouco nos nomes e às vezes tinha que voltar algumas páginas para lembrar que país certos personagens representavam, achei que isto me atrapalharia, mas com o tempo você vai entrando tanto na história de cada pessoa que fica fácil associar tudo.

Um dos fatos que me fez gostar muito do livro é a questão do autor narrar momentos da história real (A Primeira Guerra Mundial), na vida destes personagens e eu como nunca fui muito bom em estudar os fatos marcantes do mundo fui aprendendo muitas coisas conforme a história ia se desenvolvendo, ficando até curioso em pesquisar mais sobre os séculos passados.

Como se trata de países diferentes que estão em conflitos, no desenrolar da leitura você torce por um personagem e no momento seguinte já está torcendo por outro, pois numa guerra começamos a perceber que não existe um lado certo e todos possuem suas razões e principalmente seus medos. Há personagens que no começo você torce muito pensando que são pessoas do bem, mas ao longo do livro você acaba percebendo que eles estão mais para vilões do que para mocinhos. É difícil ver como grandes confusões ocorrem por motivos tão mesquinhos e pessoas que não concordam com estas “babaquices” acabam envolvidas, perdendo amigos e familiares por tão pouco.

O autor do livro Ken Follett conseguiu me prender do início ao fim da história, pois soube contar fatos tão pesados de uma forma gostosa de ler, nem um pouco cansativa, me fazendo ficar extremamente perplexo ao perceber que li o livro todo em apenas 12 dias (o que pra mim é uma vitória).

Gostei tanto do livro que no dia que acabei já fui até a livraria e comprei o segundo livro da trilogia, que tem o nome de “Inverno do Mundo”, que logo devo estar lendo (tenho algumas leituras na frente) e resenhando para os leitores aqui do blog. Foi tão boa minha visão da capacidade do autor em tratar deste tema que me peguei pesquisando outras obras dele e assim que o tempo e a grana permitirem quero conhecê-las.

O que posso dizer que foi minha única tristeza com esta trilogia é descobrir que o terceiro livro só deve estar chegando no Brasil em 2014, pois tenho certeza que se o segundo livro for tão bom quanto o primeiro vai ser difícil aguardar tanto tempo para ler o terceiro.

Resumindo, se você gosta de histórias de guerra, recheadas com muito romance, você não pode deixar de ler este livro, que eu posso dizer que são muitas páginas de puro conhecimento. Dei nota máxima para este livro e ele no momento está entre um dos meus favoritos. 

Vou deixar aqui a imagem da capa do segundo livro, que deve ter em breve uma resenha aqui no blog:



46 comentários:

  1. Olá! Tudo na paz de Deus? Espero que esteja! Nossa, 912 páginas! 5 familias, ou seja, quase 5 histórias, entendo que fique meio perdida. Vou ver se me arrisco nesta leitura.
    Ótima resenha!
    Beijocas! Fique com Deus!
    http://hey-mygod.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Esse livro já estou querendo algum tempo. Também gosto de livros que envolvam romance, guerra, amor á pátria, suspense.. E outro ponto que considero forte também é ele contar a estória de várias famílias e não de apenas uma.

    Obrigado, pela visita no blog. Já virei seguidor.


    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lucas. Se puder adquira sim porque o livro vale muito a pena.

      Abraços

      Excluir
  3. Olá.
    Obrigada pela visita e é lógico que não ia deixar de seguir porque logo de "cara" eu gostei do blog ;)
    Desculpa a demora mas andei meio ocupada,porém nunca deixo de visitar rsrs

    Olha eu já ouvi falar e o título já é bem chamativo né?

    Sério? voltando ao hábito de leitura? menino...se for assim imagina sua resenha quando ler e muito rsrs
    Mas,agora sobre a resenha,eu adorei saber mais do livro e não se preocupe de ser grande,estou lendo um de 832 páginas e é uma trilogia sabia? rsrs é eu sei loucura mas não é...não gosto muito de séries desde quando The house of night me desapontou então livros de continuação mais é trilogias rsrs

    ótima resenha e quero logo saber mais do segundo.
    Abraço.
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelas palavras Tamires. Tb estou curtinho muito trilogias (as grandes não estão me assustando tanto rs).

      Em breve terei a resenha do segundo aqui.

      Abraços

      Excluir
    2. Ainda não conhecia essa trilogia, mas adoro romance e guerras, então vai entrar na minha lista de desejados com toda a certeza!
      Adorei a resenha. E seja bem vindo de volta ao mundo literário! xD

      Abraços
      fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

      Excluir
    3. Obrigado Tainah. Se gosta de guerra e romances eu recomendaria muito.

      Excluir
  4. Oiie! Obrigada pela visita no blog volte sempre :)
    Seguindo aqui tbm...
    Bom amei sua resenha,porém não seria um livro que eu leria, não no momento.
    Bem Vindo de novo ao mundo louco do livros :)
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  5. Excelente o livro. Já li o Inverno do Mundo também. Estou aguardando ansiosamente o terceiro volume. Abs.

    www.almeidaemprosa.com.br

    Curta nossa FanPage no Facebook:
    http://www.facebook.com/pages/Almeida-em-Prosa/418889628189015

    Siga-nos no Twitter: @almeidaemprosa

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernando! Meu xará :p posso te chamar assim?! adorei o design do cantinho aqui de vocês, muito obrigada pela sua visita lá no SB!
    esse livro tem a capa muito bonita, porém quando vi que é sobre história eu fiquei logo com medo porque eu me perco muito nos detalhes (eu detestava história, prefiro os cálculos haha, embora tenha aprendido a gostar com o Rick Riordan hehe) e ainda não sei se me aventuraria a ler, e eu entendo a história da raiva que dá quando a gente tem que esperar livros de séries haha, tem algumas séries que eu já decidi que só vou ler os livros quando tiverem TODOS lançados no Brasil haha e 5 famílias e estórias confunde mesmo! Fico feliz que vc teve uma boa leitura! adorei a resenha!
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode chamar de xará com certeza. Obrigado pela visita, e o Rick Riordan deve ser um dos meus próximos rs.

      Abs

      Excluir
  7. Oi!
    Gostei da resenha, mas não li o livro. Ele não chama muito a minha atenção.
    Mas sempre vejo comentários positivos sobre ele.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gosta do estilo eu indico muito, é um dos melhores livros que já li.

      Excluir
  8. Oi Fernando,
    Não conhecia o seu blog, mas ele me chamou bastante a atenção, e esse livro então... parece ser o meu tipo de leitura e eu sei como é chato ter que esperar pelos próximos (eu mesmo estou esperando um, rsrs'), mas enfim ótima resenha e NUNCA mais deixe de ler pois só assim você pode viajar, se aventurar e até mesmo se apaixonar sem mesmo sair de casa ;)
    Abração Lucca.
    Estou seguindo o seu blog. Passa lá no meu e dá uma olhada, se gostar dele me segue de volta ^^

    -Palavras Tóxicas-

    palavrastoxicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernando,
    Não conhecia o seu blog, mas ele me chamou bastante a atenção, e esse livro então... parece ser o meu tipo de leitura e eu sei como é chato ter que esperar pelos próximos (eu mesmo estou esperando um, rsrs'), mas enfim ótima resenha e NUNCA mais deixe de ler pois só assim você pode viajar, se aventurar e até mesmo se apaixonar sem mesmo sair de casa ;)
    Abração Lucca.
    Estou seguindo o seu blog. Passa lá no meu e dá uma olhada, se gostar dele me segue de volta ^^

    -Palavras Tóxicas-

    palavrastoxicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Lucca. Depois que peguei gosto não deixarei nunca mais de ler.

      Excluir
  10. Gostei bastante do seu blog e estou seguindo o seu cantnho como Mariana Guimarães. As capas dos dois pimeiros livros são lindas e a história parece ser muito interessante... confesso que o tamanho dos livros é de assustar e nunca li nada do Ken Follett, mas sua resenha me deixou curiosa :D

    beijos
    http://amostradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tamanho me assustou também rs, mas depois que comecei a ler nem pareceu que tinha tantas páginas.

      Excluir
  11. Olá
    Sempre que vejo algo do Ken Follet lembro da minha tia, que é apaixonada por ele.
    Nunca li nenhum livro dele, mas gostei da resenha.
    Não conhecia seu blog, gostei bastante.
    Beijos
    Garota Liber
    http://garotaliber.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Esse livro parece ser fantástico! Afinal, o nome do autor já traz um peso enorme para o livro, não é? Dizem que o cara é incrível.
    Todo o contexto que ele aborda deve ter tomado horas e horas de pesquisa. Imagino o conteúdo riquíssimo que deve ter nele. *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Laura. Depois que li este já pesquisei mais livros do autor e devo ler todos rs, gostei demais.

      Excluir
  13. Oi!! Sempre vejo esse livro no Submarino, e apesar de adorar história e livros com o tema, ele não me chamou tanta atenção, até ler sua resenha. Gosto de livros no estilo, e saber que na trama também tem sobre a Primeira Guerra Mundial me deixou mais curiosa ainda. Sobre a história ter 5 famílias me lembrou muito os livros do GRRM. No começo é assim mesmo, a gente fica um pouco perdida com tantos detalhes mas quando pega o ritmo a leitura flui perfeitamente. Fico feliz por você ter conseguido retornar o seu ritmo de leitura e que tenha gostado tanto do livro para querer ler logo a sequencia. Parabéns pela resenha, super bem escrita e instigante!
    Não conhecia aqui e gostei muito. Seguindo. Sucesso com o blog!

    Beijos, Leitura da Vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Raah, já estou avançado na leitura do próximo, a leitura realmente está fluindo muito bem. Os livros são ótimos.

      Excluir
  14. Oi Fernando!
    Esse livro é sempre muito elogiado. Inclusive, é um livro que eu quero MUITO ler.
    Não imaginava que a história possuísse uma profundidade tão interessante como a que você descreveu. Entendo bem esse lance de que uma personagem inicialmente é boa, mas por coisas mesquinhas, mostra-se totalmente diferente do que antes era inicialmente.
    Acredito que curtirei muito a leitura. Gosto muito de livros assim e sempre acrescentam algum conhecimento em minha vida.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o livro acrescentou demais para mim, estou conhecendo detalhes históricos que nunca tinha visto, está melhor que a escola rs

      Excluir
  15. Parece um ótimo livro. Já vi um argentino lendo ele e acho que gostei mais da capa de lá. Essa é muito simples.
    Que livro grande, ein??
    :O
    Ótima crítica
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é muito grande, mas vale a pena. Não conheço a capa argentina, vou pesquisar.

      Excluir
  16. Oi,
    Nunca li o livro, mas sempre tive vontade. Me interessei porque fala da primeira guerra mundial, adoro livros históricos e parabéns pela mudança na sua vida, a leitura é um mundo maravilhoso e sem volta :)
    Gostei muito da resenha.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Joyce, esta nova vida só está me trazendo alegrias.

      Excluir
  17. Adorei seu blog e amei a resenha! Eu não conheci também, infelizmente me interessei um bocado, e olha que eu sempre fico com o pé atrás quando se trata de trilogias, HAHA. Me interessei até demais! :/
    A resenha tá incrível!
    Boa semana!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Esse livro é simplesmente MARAVILHOSO!!! Eu li na maratona literária... Ken Follet é sensacional. Amei sua resenha. Ainda louca para ler O Inverno do Mundo. Preciso comprar essa trilogia porque foi um amigo que me emprestou esse livro hauhauhauha!!!!

    www.loucaporlivros2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já estou lendo o segundo e posso dizer que a qualidade é tão boa quanto o primeiro.

      Excluir
  19. Achei que esse livro tivesse alguma coisa de sobrenatural. E se alguém que estava há muito tempo sem ler se apaixonou desse jeito, deve ser MUITO bom mesmo! *-*

    Uma dica: quando a história tiver muitos personagens, cole aqueles post-its bem grandes na primeira página e anote tudo o que julgar importante, dessa forma você não precisa ficar procurando nas páginas anteriores.

    Gostei da resenha :) Elucidou muito coisa sobre esse livro, achei que era outra completamente diferente.

    Beijos.
    http://www.vireapagina.com

    ResponderExcluir
  20. Obrigado pela dica Natália, acho que pode ajudar muito. Na minha próxima ida na livraria vou procurar estes post-its

    Bjos

    ResponderExcluir
  21. Estou lendo O Inverno do Mundo, e estou amando!!! Queda de Gigantes também é perfeito...

    ResponderExcluir
  22. Oi Fernando,

    Sou uma fã do Ken Follett, e pretendo em breve ler Pilares da Terra, dizem que é fantástico...já li uns dois ou três livros dele, e realmente ele é um ótimo escritor, ele nasceu com o dom. Espero ter a oportunidade de ler essa trilogia também, mas como tenho muitos na fila, vou esperar lançar o 3º, para pensar em ter.....boas leituras...beijokas elis

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá, Fernando.

    912 páginas em 12 dias, para quem está "reaprendendo a ler" é um marco! rrsrsrs

    Eu sempre pego resenhas boas de Ken Follet, mas ainda não consegui ler um que tenho em minha estante, que é Mundo em Fim. Não lembro, honestamente, o que me fez largar o livro ainda nas primeiras 100 páginas... Mas pretendo lê-lo assim que tiver com a mente mais aberta... Afinal, são 941 páginas. O que Follet tem com livros grandes, é um mistério para mim..rsrs..

    Estou gostando bastante do blog! Começarei a companhá-lo - o que minha vontade em conhecer livros novos agradece, mas o meu bolso nem tanto.. =/

    ResponderExcluir
  24. Oi Fernando, eu li este livro e o segundo também. Nossa é bom demais! Adoro romances históricos e os de guerra então me fascinam. Agora nos resta esperar pelo terceiro volume. Estou ansiosa.:-)

    ResponderExcluir
  25. Oi Fernando!

    Eu esqueci de comentar no meu blog (sim, já li seu comentário e respondi lá mesmo) como o seu nome é bonito. E desse jeito claro que só pode ser gente boa ;)

    Eu já li os dois da Trilogia do Século, e adoro. Recomendo também do Ken Follett Mundo Sem Fim (meu preferido) e Os Pilares da Terra. Esses não são bem uma coleção, e se passam na Idade Média. Começa com Pilares, e Mundo Sem Fim é com os descendentes dos personagens de Pilares da Terra, mas não precisa ler na ordem. Nunca li nenhum dos livros de espionagem dele, mas já ouvi dizer que são muito bons também.

    Adorei o seu blog, também ja´estou seguindo.

    Beijos!

    Fernanda

    ResponderExcluir
  26. Oi Fernando,
    tudo bem?
    Depois de seus comentários, já coloquei na minha lista, eu sempre gostei muito de história, acho que irei me identificar com essa leitura.
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá! Como vai?
    "Queda de Gigantes" parece ser um ótimo livro; estou de olho nesta trilogia há tempos, entretanto tenho muitos livros para ler e, mais um, principalmente com um grande número de páginas, acabaria com a minha vida - já que eu teria que parar de estudar para ler hahah faço isso o tempo todo '-'.
    Ótima resenha! Amo guerras e romance; também sou apaixonada por histórias que contém mais de uma personagem principal.
    Abraços,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Tá na minha lista de leituras. Quando eu ler, passo aqui pra ver toda a sua resenha e comentar o que eu achei!

    Abraços.

    http://desbravandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...